O pagode budista Shwedagon, em Yangon , capital da Birmânia, brilha de tanto ouro. São três toneladas e meio de ouro a cobrir a cúpula de cem metros do pagode incrustada de diamantes, rubis, esmeraldas e do melhor jade do mundo.
Ao cair da tarde quando o sol baixa e bate na cobertura de ouro tendo o azul do céu como limite, o que se vê é uma verdadeira apoteose de beleza.
Tanto ouro e tanta pedra preciosa a honrar Buda faz meditar acerca dos templos sagrados que os humanos vão edificando.
Na verdade deus ou os deuses ou as divindades têm pelo menos mais de mil anos, tendo alguns vários milhares, no que se refere às suas aparições.
Desde então, o que se sabe é o que as testemunhas disseram e os vindouros replicaram.
Da boca dos deuses nunca ninguém nada ouviu e já lá vão estes anos todos. São os humanos que na sua ânsia de lhes agradar vão criando os gostos aos deuses que pretendem honrar que imaginam como se deve adorá-los.
Vendo a devoção do guia no grande pagode perguntei-lhe o que pedia a Buda.
Disse-me que pedia que lhe saísse a lotaria…e outras vezes que reincarnasse num homem rico …
E todos pedem isso, perguntei-lhe.
– Não, há quem peça para reincarnar em Buda, em anjo ou que não reincarne em animais.
O sol continuava a baixar e o brilho do ouro era mais resplandecente. Os fieis curvavam-se, juntavam as palmas das mãos e acendiam incenso ou lavavam a imagem de Buda. E pediam sorte. A um canto um casal jovem pedia a proteção para ter um filho.
Ali estavam curvados os humanos admirando as imagens cobertas de ouro e safiras e diamantes. Os deuses de quem nunca ouvimos uma palavra que pensarão desta multidão de gente tão carente? Eles que são omnipotentes e todo-misericordiosos por que não respondem? Será que nada ouvem? E se não ouvirem? Quem sabe o que lhes vai na cabeça, se a têm? Tanto ouro não os enfastiará? Tantas safiras e tantos diamantes não os incomodará? Será que apreciam tanta opulência? Quem é que o sabe? Ou ninguém sabe, nem eles?
Uma coisa parece ser certa: curvados diante das suas divindades os homens oferecem-lhes tudo. Esperando que lhes saia a sorte.
Yangon, 26/07/2016
E assim vai a humanidade prolongando a sua infância, e uma parte dela beneficiando deste doce enleio. Boas férias.
GostarGostar
os Deuses sāo a maior fonte de expressāo artistica, por isso gosto deles, por nada mais
GostarGostar
Os deuses foram a maior invenção de todos os tempos, mas poucos têm a coragem de o dizer. Aliás, os deuses que os homens criaram serão aqueles que provocarão a sua destruição, que parece já ter começado.
GostarGostar