AS TORRES DE SINGAPURA E RODIN

 

 

 

Torres

 

No hall do arranha-céus do Banco da América Merril Linch, em Singapura, está por estes dias a escultura (réplica?)de Rodin o Pensador.

FullSizeRender

Rodin concentrou na expressão do rosto e na tensão do corpo, nomeadamente na postura do tronco, o significado do ato de pensar. Não haverá ninguém que se não deixe impressionar pela capacidade de vermos na escultura o quanto pode o pensamento. Olha-se e franze-se a testa contagiados pela força do pensamento daquela humana criatura.

O banco está situado numa zona onde os edifícios nos fazem sentir pequenas formigas esmagados pela imensidão de arranha-céus. São verdadeiros gigantes espantados para o céu, obra da humana mão guiada pelo pensamento de quem os imaginou e assegurou a construção segura.

Só o cérebro humano é capaz de semelhante ousadia. Só os humanos são capazes de criar obras daquela envergadura. Só com o pensamento se lá chega.

No entanto cá por baixo os que ergueram até ao cimo os prédios nem sempre alcançam o seu poder.

Esmagados por esta força das novas divindades que são os templos onde se encontram todos os paraísos,os de cá de baixo, que fizeram as torres a bater nas nuvens, enfrentam a ferocidade dos deuses das alturas.

Supõe-se que os deuses ou deus esteja nas alturas. Os diversos templos sempre tentaram aproximar-se o máximo das alturas, sem nunca tocar no paraíso. Agora nestes arranha-céu estão os paraísos. Fiscais. E outros, aqueles que dão tanto poder que podem mudar o modo de vida dos que vivem da capacidade do seu labor.

Mas o pensamento pode permitir na linguagem dos donos das torres alavancar a energia de todos quantos pensam. E se pensarem e se disponibilizarem a agir de acordo com este pensamento simples na esteira do grande poeta Vinicius de Morais: afinal fui eu quem tudo construí, afinal eu e todos os que como eu pensamos, se quisermos podemos também construir uma vida digna. Com ou sem templos.

O pensador de Rodin embora com, salvo erro, setenta e dois centímetros, é um sinal, um aviso – o pensamento tem muita força, mais força que as torres. Elas existem graças aos pensadores. É com o pensamento que tudo se constrói. Incluindo o futuro dos homens.

domingos lopes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s