INCAPAZES DE LIDAR COM O INVERNO E O VERÃO COMO PODEM GOVERNAR?

No preciso momento em que Portas e Passos davam conta do extraordinário que fizeram no governo, os hospitais do Algarve não eram capazes de tratar os idosos que acorriam devido ao calor de Verão cujas temperaturas oscilaram entre os trinta e os vinte graus.
Sós, sem os filhos que o governo mandou por esse mundo fora saindo da “zona de conforto”, os idosos são amontoados em macas à espera que os profissionais de saúde os possam tratar, mostrando um recuo histórico ao nível da preparação das populações para enfrentar um Verão no Algarve normal.
No Inverno, o frio fez os hospitais amontoar idosos e a apoderarem-se das macas dos bombeiros para que os doentes não se estendessem no chão. Todos vimos o desespero dos doentes e a arte de propaganda do governo.
Este é um feito deste governo: incapaz de lidar com o Inverno e o Verão. O SNS, nas mãos destes governantes, mostra-se inapto para atender a população idosa no período das gripes e no do calor. Tão só. São incapazes.
Estes são verdadeiros murros no edifício propagandístico do governo. O país recuou duas décadas. Empobreceu como pretendiam o PSD e o CDS. Podem gabar-se. Só que não dizem que está mais pobre e que o querem tornar mais pobre. Utilizam a palavra competitivo. Querem fazer o país com os salários mais baixos da Europa; claro que os investidores vão aproveitar a janela de oportunidade (é assim que se diz) e investir e os portugueses ficarão mais pobres, isto é, mais competitivos.
E já agora, como também foi anunciado hoje, os ricos estão mais ricos fazendo de Portugal um dos países com mais acentuadas desigualdades. Só que em vez de chamar os nomes aos bois falam de ajustamentos e de liberdade.
O que ontem Passos e Portas anunciaram foi a continuação do empobrecimento da população baixando salários para assegurar a competitividade, cortando na Segurança Social abrindo o caminho à privatização como se o mundo das finanças estivesse preocupado com o futuro dos idosos e não com o lucro, o único deus que adoram a ponto de terem criado a bolha que deu origem à crise que estão atirar para as costas das populações.
Passos e Portas falam em despesismo, mas não esclarecem que despesas querem cortar e que despesas querem fazer. Até agora são os campeões em cortes de salários e de prestações sociais. E campeões em despesas que ocultam com os bancos que estavam falidos e que asseguraram que estavam de saúde, os tais que não vivem acima das possibilidades… porque acima deles só o céu.
Em quatro anos impuseram ao país pobreza. Tanto material como espiritual. E gabam-se. Até agradecem a resignação. Tiveram o atrevimento de anunciar os cofres cheios. São gente da laia dos usurários que na hora de se apoderarem da riqueza dos pobres que a eles recorreram ainda pedem que lhes agradeçam o bem que lhes fizeram por não terem culpa da “incapacidade” dos necessitados.
São estes homens e mulheres contentes consigo próprios que fizeram a dívida pública saltar de cerca de noventa e sete por cento do PIB para cento e trinta. E em nome da diminuição da dívida impuseram estes sacrifícios à esmagadora maioria dos portugueses. Tendo-a aumentando vertiginosamente.
São estes que nos querem fechar qualquer talisca de esperança e que por isso na Europa se juntam aos usurpadores das soberanias em nome do mundo dos negócios. Os que juram fazer os portugueses pagar as dívidas de governantes insensatos aos credores externos, mas que internamente são caloteiros recalcitrantes.
Mas há uma esperança: podemos correr com eles. E eles sabem, daí as meias promessas e as outras envoltas em papel de celofane.
Apesar disso ainda está nas mãos de todos correr com eles.

domingos lopes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s