FUTEBOL E OU VIDA

O futebol está hoje omnipresente na vida social. Tem um peso emocional e psicológico avassalador. Ocupa a mente de uma imensa maioria. Basta atentar nas manifestações que foi capaz de desencadear no Marquês de Pombal e em Alvalade durante as noites em que SLB e SCP venceram campeonato e taça.
É talvez a maior máquina de mobilização popular. É, por excelência, o desporto global fazendo bater em uníssono o coração do juiz, do operário, da artista, da dona de casa, do empresário, do sacerdote ou do general.
O futebol, em si, é fácil de compreender. O difícil é o golo. Essa é a paixão.
As notícias do futebol passam à frente de quase tudo. A prisão de altos dirigentes da FIFA e a demissão de Blatter foram objeto de um tsunami de notícias. Putin, Merkel, Cameron, Obama tomaram posição.
A “passagem” de Jesus da Luz para Alvalade fez abalar os media. Jesus pediu proteção policial.
Bruno de Carvalho que disputava com Vieira e Pinto da Costa a ribalta ganhou-a, tal como há anos Vale de Azevedo e Jorge Gonçalves.
Carvalho decidiu despedir Marco Silva, o treinador que ganhou um título em sete anos de míngua; sendo, pois, adequado concluir que o problema não era a competência, mas o fato que não usou há meses, eis um dos factos; e as opiniões diferentes das de Bruno de Carvalho…
Em jeito de vingança muitos sportinguistas queriam Marco Silva na Luz, abrindo uma espécie de um novo ciclo – o arco de treinadores dos grandes, à semelhança dos partidos do arco da governação.
O SCP não tem tantos milhões de adeptos como o vizinho, mas tem os suficientes para entre eles existir quem pense. Os notáveis ou famosos, aqueles que tocam o Olimpo mediático, saíram a terreiro verberando Bruno de Carvalho; houve um mais meigo que considerou que o Presidente devia ir para o manicómio.
Bruno não se ficou e, a seu jeito, meigo, como sempre, passou a ferro esses sportinguistas do SPC, uma espécie de quinta coluna infiltrada a viver à custa do Sporting…e à espera das derrotas dado não acreditarem na glória do clube como Bruno acredita como o confirmou Marco Silva o treinador vencedor da taça, despedido.
O homem saído da plebe não esteve com meias medidas em relação à nobreza decadente do SCP, tal como Revolução Francesa essa espécie de canaille foi esmagada pelo vocabulário agridoce de Bruno.
O Presidente da Assembleia-geral do SCP veio por água na fervura apelidando esses notáveis de quase inimigos merecedores da expulsão do clube.
No glorioso SLB notáveis houve que destrambelhados por perderam Jesus atacaram a inércia de Vieira. Bonacheirão, sem deixar o seu bigode tremer, falou em ingratidão recordando o episódio de Jesus a ajoelhar-se convertido ao novo campeão; tendo sido o único a dar-lhe a mão e acrescentando que outros no futuro lhe darão o pé…Quiçá?
Bruno de Carvalho vive o seu período de máxima glória: uma taça, e um Jesus.
Que fará ele com este Jesus? É cedo para se saber. E que fará Jesus com este Bruno? Todos imaginamos que a glória que Bruno busca, custe o que custar, lhe permitirá ser solidário com o treinador como Vieira…Em 9 de Agosto no jogo que decidirá para quem irá a Supertaça tudo começará e nesse jogo sabe-se lá que destino se começa a escrever. Nem Jesus, que é Jesus, sabe.
O futebol é muito. Como se vê. Mas não é tudo. Há alguns que nunca jogaram à bola e jogam com carreiras para se alcandorarem à abertura dos telejornais e se tornarem famosos e ricos.
Há outros que fazem do futebol um modo de vida pago a peso de ouro.
Outros servem-se desta indústria para arrecadar fortunas colossais. Outros para a arrecadarem à má fila.
O povo, de tanta paixão pela bola a pinchar na relva ou a bater no fundo da rede, esquece tudo. A glória do clube cega.
Mas se o futebol é tudo ou quase tudo, a vida não pode ser nada ou quase nada para que o futebol seja tudo ou quase tudo.
Pobre de tudo é uma vida só feita de futebol porque os seres humanos são capazes de algo mais. Haja futebol e vida a sério.
domingos lopes

Anúncios

Um pensamento sobre “FUTEBOL E OU VIDA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s