A POLITICA DE MISÉRIA E A MISÉRIA DA POLITICA

Embora o tenham escondido durante o combate ao governo de José Sócrates e durante a campanha eleitoral, Passos Coelho e Portas, no poder, explicaram bem ao que vinham: empobrecer os portugueses.

E à medida que o seu tempo de governação se sucede a miséria espalha-se de norte a sul do país, inexoravelmente.

O que é novo nesta política de miséria é a obstinação e o contentamento dos vários ministros no anúncio de medidas que levam as classes médias ao empobrecimento e os pobres à procura de comida de mão estendida.

É, na verdade, revelador da paranoia deste governo, entendida como delírio que o faz acreditar, devido ao seu enconchamento e fundamentalismo liberal, que as suas medidas que levam à miséria conduzem à felicidade dos portugueses.

A não ser assim é uma atitude claramente do domínio do sadismo, na medida em que alguém se alegra do mal que faz, revela, em última instância, a satisfação por algo que causa tristeza, desespero e fome.

Este governo deixa nos diversos domínios da governação um rasto de ruína social ímpar no Portugal democrático. A pobreza é esmagadora. A saúde nem vacinas para a gripe tem nas farmácias…a pagar…Nas escolas as turmas não param de aumentar o número de alunos e há crianças com fome…Portas e o Cardeal falam da família, mas os horários de trabalho legal e ilegalmente não dão tempo para a família, pois o lucro não dorme. Os democratas cristãos travestidos de bonés populares, no poder, esquecem os próprios valores da cristandade e é feio um católico esquecer a Bíblia, apesar de tudo.

Expulsa os portugueses para fora do país, apelidando, os que hesitam em fazê-lo, de piegas.

O desespero e a desesperança é tão elevado que Portugal bate o record na Europa na toma de ansiolíticos. Os portugueses sentem-se bloqueados. E sem esperança.

Tudo o que dá lucro é privatizado para os tubarões financeiros abocanharem pedaços de Portugal como predadores de alto calibre … tudo em nome desse louco contentamento neoliberal que os cega.

Só faz falta inventar um aparelho que controle o oxigénio que respiramos para um grupo de executivos empreendedores nos obrigar a pagar uma taxa de acordo com a capacidade aspiradora de oxigénio de cada um de nós… provavelmente um negócio da china… Cuidado com a privatização do pensamento…

Se se privatiza a água que nasce da natureza e se entrega aos tubarões por que não esperar pela privatização do ar, do azul do céu, das praias, das ruas, dos tribunais, das prisões … É para isto que o guião aponta: tudo tem de ser privatizado para dar lucro aos donos, mesmo que seja à custa da miséria da população.

A correr foi o PR ao Dubai vender o país aos multibilionários dos Emirados…campos de golf, sol, e a TAP e flexibilidade laboral …e os salários baixos…

E para realizarem esta política de miséria põem ao seu serviço a miséria da política atual.

O PR que durante pelo menos uma década foi como chefe do PPD e do governo o paladino da bipolarização agora quer consenso. O homem que na Europa não conhece países em que a oposição e o governo não se entendam é um homem que também vive fora do continente europeu. É um homem de com sonsos… Da cooperação estratégica com o governo maioritário de Sócrates, à demissão do minoritário porque os sacrifícios impostos eram insustentáveis até à proteção a todo o custo do governo atual…cujos sacrifícios são sustentáveis por causa dos m e   r c a d o s.

Para embelezar esta miséria chega a senhora ministra da terra, do mar e do ar e das casas a proclamar que em cada casa só poderá haver dois cães e quatro gatos, não se sabendo se no que se refere a canários, periquitos, lugres, tentilhões ou cágados a limitação é tão apertada. Et voilá tendo em conta o liberalismo que este governo apregoa …             Lembram-se?

Este governo intimida todos pondo todos contra todos. Já não é só miséria que espalha, mas também desesperança. E medo do futuro com mais punição quotidiana.

Domingos Lopes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s