Josep Borrell – caixeiro-viajante ao serviço dos grandes armeiros

A guerra da Ucrânia continua a sua dolorosa via com sérios riscos de se encaminhar de modo irreversível para o abismo. A Humanidade assemelha-se à avestruz que face ao medo mete a cabeça debaixo da areia.

Foi assumido por Merkl, Hollande e Poroshenko que os Acordos de Minsk se destinaram a criar condições para a Ucrânia se rearmar e resolver militarmente o problema dos habitantes de fala russa.

A invasão, apesar dessa clara má-fé negocial do “Ocidente”, não tem qualquer justificação e constituiu uma grosseira violação do direito internacional, igual a tantas outras cometidas pelos EUA. Porém, a UE deixou de ter uma visão europeia para o conflito e transformou-se num código postal dos EUA.

Josep Borrell é um socialista do PSOE que em matéria de visão do mundo caminha lado a lado com Biden/Zelensky/ e dirigentes do Leste e Norte europeu que esfregam as mãos ansiosos por um confronto com a Rússia.

Borrell e os socialistas/social-democratas europeus têm como programa estratégico a nível europeu, em relação a este conflito, o alinhamento com a política imperial dos EUA.

O artigo publicado no Público do dia 29 de março é o exemplo gritante de como um socialista se pode transformar num caixeiro-viajante ao serviço de Biden/von Leyen para comprar e vender munições 155mm e armas de todo o tipo para a entregar a Zelenskii, chefe de um regime que antes da guerra era considerado um dos mais corruptos do mundo.

A mensagem de Borrell é esta: Tirar dois mil milhões de euros ao Mecanismo Europeu de Apoio à Paz e enviar o mais rapidamente por todo o mundo caixeiros à procura de saber quem tem munições e rematar tudo quanto haja e encarregar desde já às fábricas que produzam mais armas. A isto chama o senhor Borrell quebrar tabus.

O senhor Borrell está muito preocupado com a falta de munições 155; ele e a senhora Ursula tinham garantido que os russos seriam derrotados com as sanções, o que poderia ser realidade se o mundo continuasse a andar a toque de caixa do chamado Ocidente; só que já não anda, o que não quer dizer que uma parte não ande.

O mundo não é um hoje um sítio calmo e cheio de harmonia, mas quem traçou a sua arquitetura já não manda sozinho, tem outros compassos a concorrer.   

Borrell escreve que é Zelenskii quem define os termos de um acordo de paz, só que quando se prestava a fazê-lo em abril de 2022, logo acorreu o eixo anglo saxónico a impedi-lo prometendo-lhe a derrota militar da Rússia, tantas vezes apregoada pelo trio Ursula/Borrell/Michel e o aprendiz de galaró, o cabo de ordens, o senhor Cravinho.

O que espanta é o à-vontade com que Borrell declara solenemente que comprar munições aos milhões pagas com os fundos do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz se tornou num tabu quebrado e outros se seguirão quanto aos incentivos para gastar muito mais na indústria do armamento.

Borrell acode com milhares de milhões para a indústria da morte enquanto os seus camaradas socialistas no governo de alguns países europeus se afincam a impedir aumentos salariais para quem enfrenta uma inflação duríssima e a travar investimentos no setor público para fornecer melhor Saúde, melhor Ensino, melhor Justiça assegurando uma vida minimamente decente às populações.

Ele vestiu-se de caixeiro e corre o mundo à procura de quem venda munições para as fazer chegar à Ucrânia com a conta a ser paga pelos cidadãos da U.E.

Diz o senhor Borrell que o faz em nome de um mundo com regras, como se fossemos imbecis e não conhecêssemos que essas regras de que ele fala não tivessem até hoje servido as potências dominantes na OTAN e U.E.

Sim, um mundo com regras é vital, mas regras que impõem a condenação de todas as invasões e ocupações tanto na Ucrânia, como no Iraque, na Palestina, no Sahara Ocidental, no Iémen ou onde quer que seja.

O senhor Borrell em propaganda é mais ou menos razoável; em matéria de defesa da paz é uma desgraça, ofícios de um caixeiro-viajante em demanda de munições.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s