Marcelo e os incêndios

Marcelo Rebelo de Sousa cancelou a viagem a Nova Iorque e foi hoje de manhã à sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ouvir o que os responsáveis da instituição tinham a dizer sobre os incêndios.

Supõe-se que terão informado o Sr. Presidente sobre o que se está a passar e o que é previsível em termos das condições atmosféricas. Tudo como é suposto que seja.

Só que findo o encontro, Sua Excelência, o Sr. Presidente da República não perdeu a oportunidade para mostrar a sua sabedoria acerca do combate aos incêndios. Avisou este domingo que, nos próximos dias, se irá atingir “um pico” no risco de incêndios com um “agravamento” a partir de terça-feira que pode durar entre três e quatro dias….

Mais adiante prosseguiu” …“Temos sobretudo, nos próximos dias, um pico, se quiserem, isto é uma situação muito mais grave do que a que corresponde à situação, já complicada, no período dito de Verão…” e concluiu advertindo” …“Quando se fala em hoje [domingo] e amanhã [segunda-feira], estamos numa situação que é grave, que pode dar a situação amanhã, porventura, de um aparente desagravamento, e que pode ser ilusório, no sentido de levar as pessoas a facilitar na sua reacção, quando há dados que permitem apontar para um agravamento no dia seguinte”.

AH, pois, não pensem que na segunda-feira a coisa fica melhor, dado que a partir de terça as coisas pioram. Só faltou dizer quantas vezes já tinha ido à Proteção Civil. Se o Sr. Presidente não nos dissesse o que disse, nós, na segunda-feira, esfregávamos a mãos de contentes com a ideia tola de que o pior já tinha passado. Ele avisou-nos, pobres crianças imprevidentes.

MRS em todo o seu esplendor – há perigos, o mais grave ainda está para vir e prevê-se que seja a partir de terça-feira por mais dois ou três dias. 

Haveria em Portugal algum(a) cidadão(ã) que não soubesse que há perigos e que aumentando as temperaturas e a força do vento tudo se complica?

MRS conseguiu que todas as televisões fossem atrás dele e lhe permitissem uma vez mais esta monumental lapalissada.

Adora o espetáculo, e como os canais televisivos vivem do show voilà os ingredientes do incêndio da nossa infantilidade.

Ao Sr. Presidente não lhe passou pela cabeça chamar para seu lado os responsáveis da Proteção Civil e pedir a atenção dos portugueses para o que tinham a dizer dado os seus saberes. Ele é o sabichão, o sabe tudo. Um homem que sabe de tudo tem de ir à televisão educar.  

Com Marcelo o show must go on, as usually.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s