Vieira disse que foi empurrado pela banca para Presidente do SLB. A banca tem um amor do outro mundo ao Benfica. Empurrou o Sr. Vieira para lá porque com o “encosto” ao empresário de pneus e alguns prédios era um mar de oportunidades que se abria, como se viu. Uns dão umas coisas, outros outras. É a vida dos negócios de olhão.
A banca, mesmo mal gerida, dá sempre para os amigos. Homens e mulheres tão capazes e inteligentes querem lá saber do crédito malparado, o que conta é quem fica rico, com o vil metal algures.
Na sua notável ascensão das Furnas à alta finança foi um fantástico voo nas asas da banca que o quis lá. Noblesse oblige.
Que fazer com este apoio? Ele os vários Reis piscaram o olho (isto é para quem tem olho) e foi sempre a abrir. Bruuuum por aí fora. Sempre no encalço do sucesso. O Ricardo ajudou, disse o Vieira, pois.
O mal, Vieira dixit, não é o crédito malparado, é ser Presidente do Benfica. E pensando bem apesar das dívidas serem dele, se não fosse o que ele é no SLB, o Sr. Vieira andava a polir esquinas no Largo frente ao Jardim Zoológico. Mas também é verdade que ele não estava lá – na AR- por dívidas do Benfica, mas sim porque alguém a quem recebia como um príncipe saudita nos camarotes VIP, devia ser pendurado e enforcado. Coitadinho do Professor que tanto cativou. Nem só de cativações vive um benfiquista. De ingratidão também vive.
O SLB é o clube com mais Ministros, juízes, Deputados, Autarcas, banqueiros em todo o mundo. Na catedral da Luz a urbanização de Vips por metro quadrado é a mais elevada da Europa.
Em Portugal para se fazer um bom negócio é preciso um bom encosto e daí a cativação dos encostos. Grande ladino já deu o encosto a Rui Costa para este por sua vez lho retribuir. Ah vida.
A diferença entre um empresário e um homem que voa nos encostos, incluindo da banca é esta- sem o SLB o Sr. Vieira era mal conhecido nas esquinas de S. Domingos de Benfica. Assim dá para ir ao programa da Cristina, a dos gritos da Malveira.
Vieira é da estirpe dos ladinaços. A ambição, porém, lixou-o. Até a cartilha levou para a audição na AR. Sem encosto não passa do que é. O bruxo da Guiné pode responder, já que não respondeu ao” … Que passou se?…”