Afeganistão-Ministério da Educação proíbe as raparigas de mais de 12 anos de cantar

No martirizado Afeganistão, o governo que negoceia no Dubai com os taliban, no dia 10 de março, proibiu as meninas de mais de 12 anos cantarem nos coros para públicos mistos.

A justificação do decreto governamental foi a de evitar que se distraiam e poderem concentrar-se nos estudos. Os rapazes podem cantar porque pelos vistos não se distraem, estarão imunes. São rapazes, pertencem a um estatuto superior, podem cantar.

No tempo dos talibans as mulheres tinham de caminhar sem fazer qualquer barulho para não distrairem os homens (que não se distraíam se cantassem) e podiam perder a cabeça se olhassem para um mulher calçada. Pobres talibans.

Em 2021 os mais conservadores dos conservadores temem a voz das raparigas a caminho da adolescência e proibem que cantem não vão elas habiturem-se e exteriorizar o que lhes vai na alma, o que é um perigo. A alma é para obedecer aos homens e não aos sentimentos que cada uma tenha.

De todo o modo apesar do poder totalitário a revolta das raparigas foi tão profunda que o governo revogou o decreto. A mão do legislador continua ativa. O regresso dos talibans está à porta. Nesse tempo a musica estava proibida. O decreto revogado seria um ato de boas-vindas?

Que diferença entre este mundo misógeno e o do grande poeta Ommar Khayyam, o iraniano vizinho do Afeganistão, que no século onze tanto glorificou o amor e as mulheres no Robaiyat…

Um pouco de pão

um pouco de água fresca

a sombra de uma árvore

e os teus olhos

Nenhum sultão é mais feliz do que eu sou.

Nenhum mendigo mais triste

Um pensamento sobre “Afeganistão-Ministério da Educação proíbe as raparigas de mais de 12 anos de cantar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s