O caterpílar da RTP1

Um jornalista que conduz uma entrevista não deve ser nem um examinador/professor que examina o aluno, nem alguém que parte para a entrevista com um fim e a toda a força o quer fazer prevalecer.

É um profissional que deve trazer à superfície o que é genuíno no entrevistado – os seus propósitos e as suas contradições.

Não é o jornalista que julga, deve ser ele que ajuda os cidadãos a poderem julgar. Dá a palavra ao entrevistado e através dos seus conhecimentos faz as perguntas que permitam aos cidadãos ter uma noção mais próxima da virtuosidade das  propostas do entrevistado.

Uma entrevista não é um confronto entre o jornalista e o entrevistado. É um modo de passar para os espectadores aquilo que poderão considerar virtudes os defeitos de entrevistado. Para tanto o jornalista pode ser incisivo, mas não deve ser ele que julga.

Não é um polícia que interrompe a narrativa permanentemente sempre que se afaste do que o entrevistador previa.

João Adelino Faria é um caterpílar desgovernado que julga deter o poder de interromper e impedir o entrevistado de se exprimir e passar os seus pontos de vista.

João Faria sabe que ao perguntar a Marisa Matias se o facto de Francisco Ramos, responsável pelo programa de vacinação, ser seu apoiante a impediria de ser para com ele crítico, passa o terreno da seriedade e entra no lamaçal.

Achará João Adelino que o facto de António Costa, Santos Silva e tantos ministros apoiarem Marcelo que este deixa de ter um juízo crítico sobre eles e o governo?

Um caterpílar a fazer entrevista só serve para atropelar.

Um pensamento sobre “O caterpílar da RTP1

  1. Pingback: Clube de Jornalistas » O caterpílar da RTP1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s