O QUE COSTA NÃO DISSE

António Costa desencadeou o ataque a Seguro levando à sua substituição com base na necessidade de um PS mais forte na afirmação de uma alternativa à coligação de direita.

Neste contexto depreendia-se que se António Costa ficasse à frente do PS faria da sua liderança um eixo com a afirmação mais nítida de uma alternativa à direita no governo. A coisa não sendo muito clara, era subliminar.

Ei-lo agora em toda a sua nudez: o que o PS quer é maioria absoluta e se não tiver logo se verá quem fica à frente do PSD e do CDS.

Cada partido pede o que quer e os portugueses já sabem o que é darem maioria absoluta a um partido ou a uma coligação. Entregam-lhes uma espécie de poder absoluto.

Os deputados em geral obedecem às direções. Decidam as direções partidárias o que vierem a decidir, os deputados da maioria irão votar favoravelmente.

Como Costa sabe que não deve ter maioria absoluta não diz o devia dizer e diz o que desdiz. Que diz? Com uma esperteza que deixa à vista a artimanha declara solene: não farei acordos com o PSD e o CDS com as atuais direções. O que significa esta declaração?

Que, como todos sabemos, perdendo as eleições, muito provavelmente Coelho e Portas deixam as direções e vão para lugares que a sua governança justificou.

Vêm novos líderes e está preenchida a condição de Costa para ir a Belém com um governo maioritário como pretende o íncola de lá.

É convenhamos mais um truque à PS. O que seria de esperar de quem entrou em cena para o cargo de líder do PS, no contexto em que entrou, era que não renunciasse a acordos à esquerda, mesmo que os não viesse a fazer. Mas prefere desde já dar garantias que os não fará, perdendo grande poder negocial.

Uma entrevista serve para esclarecer e não para baratinar o eleitorado.

Costa entra nesta pré campanha com uma agenda imediata: ver o que dão as eleições, sossegando a direita quanto a um eventual acordo à esquerda. A década espera. A diferença com Seguro também.

domingos lopes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s