CARIDADE, MEU IRMÃO

Caríssimo amigo Domingos

Paz e saúde e desde já um abraço como estrondo dum “chocalho!”

Felicito-te pelos barulhos do “chocalho” com que nos vais acordando.

Deixa que me refire a esta frase tua: “Cada um que se salve, ou não sendo capaz, que trate junto de outras áreas de negócio como são as instituições de solidariedade social em que a caridade substitui a dignidade de uma vida de trabalho.”

Meu caro, quando estivermos a beber um copo falaremos mais nisto, mas o conceito de caridade vem do “amai-vos uns aos outros…” e do “tive fome e deste-me de comer…” sem especificar as modalidades históricas do dar de comer e das fomes que o ser humano tem. Mas o que quer relevar é a distinção entre “assistencialismo”, “acção assistencial – necessária, mas que deve ser temporária”, “caridadezinha” e caridade. A caridade é aquele amo, aquela força que o peito não pode conter,  que sai de dentro e nos motiva a ver no outro um irmão, a comovermo-nos com ele e a encetarmos com imaginação e audácia um “resgate” para a dignidade e pior isso, não há caridade sem justiça, e não há justiça sem caridade, pois esta se pode transformar em legalismo ou estruturas, mas que não transportam afecto. Um combatente pela justiça e pela dignidade humana tem de ter um coração cheio de caridade-amor! Sobre está temática a Encíclica de Bento XVI “Caridade na Verdade” é muito eloquente.

Já agora vai um chocalho para ti cheio de caridade!

Abraço e cumprimentos à Susana

Meu irmão

Antes do mais: muito obrigado.

Depois: que maravilha que tenhas caridade para me corrigir.

Quando escrevi a palavra caridade hesitei. Devia ter ido mais longe e apagado a palavra. Fica o agradecimento. Sabes que a palavra é muito ambígua, mas eu já o sabia… O que nos sai do peito por força do impulso que nunca nos deixe de sair…salvo se for a palavra caridade mal aplicada.

O teu irmão entre os homens de boa vontade

Abraço do domingos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s