Os borrados de inveja, um dos 7 pecados mortais.

Há milénios que os humanos se reinventam. Pode dizer-se que querem sempre mais de si, em termos de perfeição. E ao mesmo tempo que procuram essas perfeições interiores no fundo da alma não há crueldade que não tenham praticado.

A Igreja Católica no seu afã de extirpar o Mal do mundo construiu várias orientações/dogmas que foi espalhando, sendo uma delas os 7 Pecados Mortais, aqueles que pela sua gravidade afastam os praticantes dessas maldades de Deus, no mundo dos crentes.

Como se sabe são eles: Soberba, Ira, Inveja, Avareza, Luxúria, Gula e a Preguiça.

Cada um pensará o que entender sobre cada um dos 7: há, porém, que ter em conta que constituem o resultado de milénios de busca de superação do mundo real, procurando a realidade na irrealidade.

Há umas boas semanas quando o FCP perdeu com o Casa Pia muito se escreveu acerca do cagómetro, um instrumento destinado a medir o medo que passou a reinar no Dragão e que, segundo os especialistas da inveja, era a banalidade em Francesco Farioli, o treinador licenciado em Filosofia.

Como é do conhecimento dos bons católicos, a inveja é um sentimento muito estranho porque de alguma forma assimétrico dado que se dirige ao invejado. O invejoso não pretende tirar ao invejado qualquer bem, mas antes vê-lo infeliz.

Ocupa um pouco terreno do ódio que não integra os 7 pecados mortais. Santo Agostinho debruçou-se sobre este facto.

Enquanto o caminho dos humanos para a perfeição combatendo as “impurezas”, os invejosos, logo que acometidos da sua incapacidade de continuar a roer as unhas para não ficarem sem dedos, mergulham no submundo onde pontifica apenas o mal do invejado.

Com efeito, como escreveu Schopenhauer a inveja é uma paixão solitária, não se amansa, nem admite reparações. Torna-se feroz com o bem do invejado. Vive a paixão de querer mal ao invejado.

Os que do alto da sua inveja vislumbraram todos os “cagómetros” e “borrómetros” que continuem a entreter-se com a sua impotência que é o sentimento dominante no invejoso.

Com coragem, trabalho, união e inteligência por parte do FCP pode ser que os invejosos se mantenham na sua impotência a sentirem-se muito mal.

E se para o ano os Aliados se encherem… Ai as unhas e os dedos…Ai que a inveja ainda mata algum.  

Deixe um comentário