Branquear ou enegrecer, o que está na moda?

O racismo é algo de abominável. Dois seres humanos são dois seres humanos, independentemente da cor da pele.

Simplesmente os brancos ao imporem os seus sistemas coloniais “justificaram-no” com a inferioridade dos não brancos. O cortejo é infindável desde a escravatura, ao apartheid, ao direito a votar, ao Ku Klux Kan, até aos que negam que em Portugal há racismo.

Os racistas têm tanta consciência do caráter criminoso do racismo que negam a sua existência e persistência.

Na verdade, a História da Humanidade tem páginas tenebrosas. Os europeus têm largas responsabilidades no espoletar do racismo. Nas guerras coloniais os soldados foram matar e assassinar.

O racismo está de tal modo entranhado nas nossas sociedades que qualquer coisa má é descrita como sendo negra, desde a tristeza às horas de tragédia ou azar.

A referência à cor da pele de um participante de um jogo de futebol a ser visto por centenas de milhões de cidadãos é racismo quimicamente puro. Os árbitros sabem que os treinadores têm nomes, quer os principais, quer os adjuntos. Está na ficha do jogo. Em Paris não houve exceção.

O que vale é que os jogadores das duas equipas, todos eles de diferentes nacionalidades, se uniram para derrotar a atitude racista do árbitro.

Os que acham que é moda, como Jorge Jesus, considerar racismo qualquer ataque a negro por ser negro estão a branquear o racismo. O verbo branquear nasce dessa suposta superioridade. A moda de enegrecer o  negro e branquear o branco é lastro da violência colonial. Não é moda. É uma triste realidade. Figuras com um peso tão grande em termos mediáticos deviam dar outro exemplo. E fazer como fizeram os jogadores no Parque dos Príncipes. A modernidade está na atitude deles, a boa moda.

Um pensamento sobre “Branquear ou enegrecer, o que está na moda?

  1. Pingback: Clube de Jornalistas » Branquear ou enegrecer, o que está na moda? (Domingos Lopes)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s