Pode o mais fraco vencer o mais forte?

A resposta poderá à partida ser – não, o mais forte vence o mais fraco. Porém, o simples facto de se enunciar a possibilidade, ela passa a existir. Prometeu deu aos mortais, segundo Ésquilo, a cega esperança. É com ela que com toda a lucidez o mais fraco pode derrotar o mais forte.

O mais fraco para vencer o mais forte tem de escolher muito bem as suas armas e ter um elevado espírito de sofrimento.

O que significa saber escolher as armas? O mais fraco deverá saber que todos os fortes têm alguns, mesmo que poucos, pontos fracos. Saber identificá-los é fundamental. E depois saber como aproveitá-los e esperar com toda a paciência pela oportunidade para desferir os seus golpes.

Pode até deixar o mais forte atacar à bruta criando-lhe a convicção que a vitória chegará. Terá sempre em mente que o sofrimento do ataque do mais forte poderá suportar um contra ataque, como numa guerrilha.

O Benfica é bem mais forte que o Rio Ave. Se é. A lei da normalidade imperou porque o Rio Ave se comportou como se fosse igual ao Benfica e não é. Esse foi o erro de palmatória.

Gosta de sair a jogar curto. Chegou a ser confrangedora a forma como os vileiros perdiam a bola face à pressão dos benfiquistas. Em vez de lançar a bola por cima dos médios do Benfica que estavam adiantados a suportar a pressão alta andavam em rodriguinhos e perdiam a bola a poucos metros da baliza. O segundo golo é um exemplo do que se acaba de dizer – entretidos a brincar com a bola perderam-na e deixaram quatro contra dois.

Não estudaram a lição dada pelo Marítimo no Dragão. Se o tivessem feito e fossem mais humildes podiam ter colocado outros problemas ao Benfica. Assim levaram três e podiam ter levado mais tantas foram as perdas de bola frente à baliza.

Conclusão:

Para o mais fraco bater o mais forte não se deve comportar como se fosse o que não é. Para vencer terá de sofrer e escolher os ataques cirúrgicos ao mais forte e resistir. Só assim o mais fraco poderá vencer.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s