O MINISTÉRIO DA REFORMA DO ESTADO TEM MOTOSSERRA?

Trump criou no início do mandato o famigerado DOGE, Departamento da Eficiência Governamental, cuja eficiência foi assegurada com o despedimento de centenas de milhar de funcionários públicos num total de 330 mil (contando com os se sentiram ameaçados e saíram) destinado a poupar 2000 milhões que a final era de 1000 de milhões e depois com o aumento do défice resultante dessa monstruosidade se saldou em zero poupança para o Estado. E 37 000 milhões para as empresas de Musk.

Por cá o, Primeiro-Ministro criou um Ministério, o da Reforma do Estado. A justificação é exatamente a de Trump/Musk, combater a burocracia. Não se sabe quem se lembrou da ideia, mas não é difícil imaginar. A motosserra já trabalha.

Já no século XVI Étienne de la Boétie alertava para o facto de os privados serem capazes de tratar bem dos seus interesses privados, mas muito raramente eram capazes de tratar dos bens da comunidade. As filosofias são radicalmente diferentes. Não se conhecem casos relevantes.

O último com Musk é um desastre para o interesse da comunidade estadunidense. Por cá a IL e o Ventura aplaudem a medida da AD. Os sindicatos denunciam, esclarecendo que uma coisa são reformas e outra são ataques aos serviços públicos com as transferências dos mesmos para os privados e por serem essenciais permitir-lhes-ão aplicar os preços que entenderem. Que ninguém se iluda, fazer os serviços públicos funcionarem mal, é o caminho certo para os entregar aos privados que não vão a votos e imporão os preços que quiserem. Eficientemente.

Deixe um comentário