O QUE É ISSO DO POVO TER SEMPRE RAZÃO? COM SONASOL?

Foi preciso ir para a Califórnia para descobrir que o povo tem sempre razão, aliás, declarando sem razão, como se viu, que não fazia comentários políticos sobre as eleições italianas, não fazendo outra coisa com declarações tão cheiinhas de narizes de cera que até mete impressão.

Mas o mais importante desta descoberta é ela ter surgido ao mesmo tempo com a do líder do PSD. Uma na costa do Pacífico a fazer de conta que joga baseball e outra cá.

Parece que ambos querem limpar o Chega e a IL e fazer o PSD dar o braço àqueles partidos para formar governo. O povo tem sempre razão, é agora o slogan do PSD e de Marcelo Rebelo de Sousa.

Uma coisa é o povo escolher livremente os seus representantes, outra é passar uma garrafa de sonasol no programa político de Meloni/Salvini/Berlusconi.

O facto de o povo italiano ter dado maioria àqueles partidos não apaga o passado de corrupção e brutalidades de Berlusconi, nem o caráter xenófobo de Salvini, nem a defesa do fascismo por parte de Meloni.

Aceitar os resultados eleitorais não impede que se denuncie que esta Santa Trindade não augura nada de bom para a Itália, nem para o mundo. Ponto.

Preocupa que o falhanço da política neoliberal não tenha gerado à esquerda uma alternativa e as populações vejam naqueles que se dizem opor ao sistema (sendo seus defensores a todo o custo em dimensões ainda mais desumanas) a alternativa que na realidade não é.

A existência de um certo oportunismo social faz com que se faça a experiência a ver o que dá. Tal como sucedeu com Trump e Bolsonaro. Não é só na Itália, a extrema-direita está hoje presente em quase toda a Europa, recentemente à medida que os socialistas se confundem com os neoliberais deixam de ser a alternativa, são quase similares, como se viu na Suécia que até em matéria da defesa dos direitos humanos e de uma política de paz afunilam para a OTAN.

Uma coisa é respeitar o voto popular outra é considerar que o povo tem razão votando numa herdeira de Mussolini. São coisas diferentes, como bem sabem Marcelo e Montenegro. O que os leva a descobrir o que já estava descoberto é o sonho confessado de Marcelo de fazer chegar Montenegro a São Bento o que o faz fundir os fusíveis, como nos vem habituando, o que não quer dizer que tenha razão, apesar dos seus resultados eleitorais.

2 pensamentos sobre “O QUE É ISSO DO POVO TER SEMPRE RAZÃO? COM SONASOL?

  1. Luciano Caetano da Rosa

    O PR está a tornar-se visivelmente um presidente de facção. Sempre teve essa vocação, mas andou com ela latente, escondida-com-rabo-de-fora, e agora, com a saída institucional a prazo, à vista, tornou-a patente na recta final, para queimar os últimos cartuchos. Mas quem é este Montenegro? É capaz do quê, para além do seu português enrolado? É claro que o melhor que ambos poderiam conseguir seria pôr de pé uma gerigonça PPD/PSD+CHEGA+IL+CDS/PP +PPM+eu sei lá o que para aí exista à direita. O PS por sua vez, em vez de aproveitar a maioria absoluta para levar por diante políticas democráticas, progressistas, não!, começa logo por ‘chumbar’ na AR projectos vindos da esquerda. E tem aí ministros que deviam ir para casa já esta noite, caso dessa Abrunhosa que até podia levar consigo logo todas essas CCDR anti-democráticas, eleitonomeadas sem camuflagem. A vaidade do católico PR não tem limites e quando a miragem de um regresso da direita ao poder lhe pareça possível (embora ela já lá esteja nalgumas políticas do PS), o hiper-activo pode exceder-se em esforços e truques nessa direcção.

    Gostar

Deixe um comentário